Atualidade

Resposta a acusações de agência de notícias brasiliense3 minutos para ler


Em declaração intitulada “Perseguição Religiosa à Igreja Católica no Brasil?”, associação católica afirma ter sido alvo de discriminação religiosa e qualifica as afirmações como parciais, ofensivas e caluniosas.

O Departamento de Imprensa dos Arautos do Evangelho publicou no dia 28 de agosto de 2019, um extenso relatório com o título “Perseguição à Igreja Católica no Brasil?”, no qual desmonta as falaciosas afirmações contidas numa reportagem intitulada “Os segredos dos Arautos: o que escondem as muralhas de castelos habitados por grupo católico ultraconservador”, publicada no dia 23 de Agosto de 2019 pelo portal noticioso Metrópoles.

A matéria de Metrópoles, acompanhada de um vídeo, baseia-se em entrevistas de ex-integrantes e familiares ligados aos Arautos do Evangelho, e aponta ao longo do texto supostas práticas irregulares desta associação contra as leis civis e eclesiásticas, tais como: alienação parental, lavagem cerebral, assédio sexual, estupro, violência física e psicológica, bullying, violação e controle de correspondência que crianças a partir de 7 anos poderiam estar sofrendo dentro da instituição. Visa ainda explicar a “misteriosa” rotina dos jovens do setor feminino e masculino, aponta denúncias junto ao Ministério Público de São Paulo (MPSP) — do qual afirma ter tido acesso a matérias que correm em segredo de justiça —, apresenta ilações a respeito do ocorrido com a falecida Ir. Lívia Natsue, bem como veicula calúnias no tocante a coleta e administração de recursos financeiros da associação, entre outras acusações.

Os Arautos do Evangelho manifestaram seu descontentamento pela parcialidade veiculada na reportagem, e ressalta as supostas irregularidades cometidas pela agência noticiosa:

“É incompreensível tanta parcialidade, que fere os princípios mais básicos do jornalismo (…). Estamos claramente em presença de uma tentativa de perseguição religiosa, de violação dos direitos constitucionais de liberdade de religião, consciência e culto e, talvez, de uma associação ilícita para delinquir, perpetrando crimes de injúria, difamação e denunciação caluniosa, tipificadas especificamente pela lei brasileira”.

Solicitado pelos Arautos do Evangelho para que publicasse um relatório-resposta em sua página na Internet, o portal Metrópoles não se pronunciou.

Para nossos leitores, sempre interessados em conhecer as verdades expostas na íntegra, publicaremos aos poucos a matéria preparada pelo Departamento de Imprensa da instituição.


I. INTRODUÇÃO

II. CAPÍTULOS DA REPORTAGEM

1. Castelo de cartas

a) Internato: instituição reconhecida há séculos por países avançados

b) As leis e regras existem para todos

c) Uma acusação manca e (parcialmente) surda

d) O bumerangue sempre retorna

2. “Lavagem cerebral” ou conversão?

a) Um mito midiático antirreligioso

b) Direitos humanos para todos

c) Ninguém é obrigado a ser religioso, mas todos são obrigados a respeitar a fé alheia

3. Morte misteriosa ou vilipêndio à paz dos mortos?

4. Um crime impossível de suposto estupro: Agradecemos ao Portal Metrópoles por confirmar a inocência e a integridade dos Arautos do Evangelho

5. Adorarás o Senhor teu Deus

a) Uma lição do Catecismo para crianças

b) Um pouco mais de respeito

6. Cherchez l’argent… – buscai o dinheiro

7. Continua a discriminação religiosa

8. “Seita”: slogan antirreligioso

a) Um veículo moderno, mas ultrapassado

b) Dize-me com quem andas

c) Uma típica tática persecutória

III. OBSERVAÇÕES GERAIS

1. Nas muitas palavras não falta ofensa

2. Faltou também memória

3. O mais importante “segredo” finalmente revelado

IV. CONCLUSÃO

 

Compartilhe:

Você talvez goste também...

3 comentários

  1. Lucíola Tederiche Miccichelli disse:

    Tudo está claro como água cristalina. Nossa Senhora está à frente de tudo, Ela será Vitoriosa!

  2. Marise G.Pitella disse:

    Se lermos os históricos de acusados e acusadores, teremos a certeza de quem está com a verdade.
    Todas as acusações muito bem respondidas , sempre a luz dos dons do Espírito Santo.
    Continuem sendo exemplo, quem sabe um dia eles aprendem, quem e “com Deus não está contra Ele”.
    #somosfamiliaarautos

  3. Denise Aparecida Defanti da Cruz disse:

    Estou acompanhando todo o desenrolar dos acontecimentos, lendo e assistindo os vídeos.Tenho certeza da VITÓRIA dos ARAUTOS pois eles são Igreja.Tenho a imensa alegria de fazer parte dessa magnífica FAMÍLIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *