Refutações

Resposta a Metrópoles – 1 de 11: introdução4 minutos para ler

O Departamento de Imprensa dos Arautos do Evangelho publicou no dia 28 de agosto de 2019, um extenso relatório com o título “Perseguição à Igreja Católica no Brasil?”, no qual desmonta as falaciosas afirmações contidas numa reportagem intitulada “Os segredos dos Arautos: o que escondem as muralhas de castelos habitados por grupo católico ultraconservador”, publicada no dia 23 de Agosto de 2019 pelo portal noticioso Metrópoles.

Veja o plano geral da resposta aqui.


I. Introdução

O Portal noticioso “Metrópoles” publicou em 23/8/2019 extensa reportagem com o título: “Os segredos dos Arautos: o que escondem as muralhas de castelos habitados por grupo católico ultraconservador”[1]. Baseia-se em essência em depoimentos de escasso número de ex-membros (supostos, pois são todos anônimos) e de apenas dois familiares de membros consagrados. Ora, todos os Arautos ingressaram voluntariamente na instituição, visando o bem maior da Igreja, da sociedade e dos irmãos, como sempre ocorreu. De forma análoga, também se consagram uma miríade de franciscanos, redentoristas, irmãs de caridade, e muitas outras vocações, em suas próprias dioceses ou em lugares de missão.

Assim como esses homens e mulheres abraçaram livremente o chamado  de Deus, a imprensa também goza da liberdade própria à função, desde que não fira os princípios básicos da legalidade. Ora, se constata na referida reportagem tratar-se de matéria eivada de inverdades, dados infundados ou abertamente falsos, tergiversações, teratologias, insinuações caluniosas e difamações contra os Arautos do Evangelho e, indiretamente, contra a própria Igreja Católica Apostólica Romana à qual os Arautos, como tantos sacerdotes e religiosos pelo mundo, dedicam suas vidas e da qual honram o nome. A reportagem constitui, pois, grave ofensa a seus membros e às suas obras, à revelia de suas reconhecidas práticas de evangelização, em íntima colaboração e comunhão com centenas de bispos e milhares de sacerdotes em quase 80 países. Por que então tanta ferocidade?

Todo o arsenal de infundadas acusações pretende descontruir a imagem dos Arautos do Evangelho perante pessoas que não os conhecem suficientemente ou ignoram o seu ingente trabalho de evangelização, tachando-os gratuitamente de “seita destrutiva” que realizaria “lavagem cerebral”.

Quanto ao pretenso desrespeito de diretrizes do Ministério da Educação praticado nos Colégios Arautos do Evangelho, vale lembrar que esses estabelecimentos de ensino são mantidos pelo Instituto Educacional Arautos do Evangelho (INEDAE), entidade  legalmente constituída, sem fins lucrativos, com CNPJ próprio. O INEDAE cumpre rigorosamente os Parâmetros Curriculares Nacionais propostos pelo Ministério da Edução. Qualquer acusação em sentido contrário precisa ser provada.

O tiroteio de palavras e expressões, carregadas de preconceitos e chavões repetitivos, é proposto gratuitamente logo no início da matéria: “alienação parental, lavagem cerebral, assédio sexual, estupro, violência física e psicológica, bullying, violação e controle de correspondência”, além de “crimes como abuso físico e psicológico”, que provocariam “trauma emocional e grande dificuldade de ressocialização” naqueles que livremente integram ou integraram a associação, e que livremente também a deixaram.

Ora, conjecturam nisso delitos graves, que são tipificados por lei. E ainda sem o amparo de provas, mas concentrando-se apenas em divagações de cinco pessoas contrárias à instituição (sendo quatro delas anônimas). É sabido, porém, pelo teor dos relatos, que elas pertencem a um grupo organizado, cujo único intuito é incitar o ódio por meio das redes sociais e denegrir a imagem da instituição. Pois bem, os acusadores deveriam provar na Justiça quem cometeu esses supostos crimes, pois se desconhece qualquer denúncia nesse sentido. Caso contrário, tratar-se-á de uma manifesta calúnia e difamação (Código Penal, art. 138-139).

Nessa perspectiva, é direito de todo brasileiro e de todo católico conhecer alguns esclarecimentos a respeito do assunto. Eles não pretendem ser exaustivos, dada a enxurrada de futilidades e falsidades do texto em análise. Para facilitar a compreensão, serão brevemente elucidados cada um dos capítulos da reportagem, conservando a sua numeração original.


[1] https://www.metropoles.com/materias-especiais/arautos-do-evangelho-os-segredos-escondidos-nos-castelos-do-grupo-catolico

Compartilhe:

Você talvez goste também...

1 comentário

  1. Maria Cordeiro disse:

    Por que o Portal Metrópoles procurou somente meia dúzia de gatos pingados descontentes com os Arautos do Evangelho ao invés de procurar milhares de pessoas que admiram, apoiam e conhecem de fato a Instituição e que dariam seu testemunho, sua mensagem de apoio com toda satisfação? Será que o intuito deste órgão noticioso era simplesmente informar ou difamar um movimento tão honrado e estimado pelo povo de Deus? Viva a Igreja Católica! Viva Jesus Cristo! Viva Nossa Senhora! #Amo Os Arautos do Evangelho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *