Lista das seções

Análises

Artigos de opinião, estudos, resenhas, aprofundamentos, sobre qualquer tema de interesse, seja ele teológico, canônico, filosófico ou de atualidade. Esses artigos normalmente são mais longos, e se destinam a um público mais especializado, interessado em penetrar no fundo na matéria em foco.

Atualidade

O mundo se encontra convulsionado, não apenas pelas diversas crises que o assolam, mas também pela constante avalanche de notícias indiscriminadas à qual somos sujeitos, manhã, tarde e noite. Sobretudo torna-se cada vez mais difícil distinguir entre o joio e o trigo, a verdade e o erro, o bem e o mal, principalmente por a internet nos oferece todos os extremos num mesmo nível de credibilidade. Arautos Véritas se propõe, dentro de seus modestos limites, oferecer aos seus leitores algumas notícias de atualidade, sobre o mundo, a Igreja ou os Arautos do Evangelho. Nessa seção são agrupados os artigos cujo principal interesse está em constituir novidade sobre algum tema candente, e de especial interesse do público em geral.

Depoimentos

A melhor forma de conhecer a verdade é recorrer ao testemunho das pessoas que tiveram um contato direto, por experiência própria, com os fatos e os acontecimentos. Aqui não se trata de “ouvir dizer”: é a realidade, contada por aqueles que a viveram.

Documentos

Arautos Véritas não é apenas uma agência de notícias; busca ser também uma fonte de referência confiável, oficial, sobre temas relacionados com os Arautos do Evangelho. Com efeito, certos setores de mídia procuram se aproveitar inescrupulosamente de qualquer pretexto para criar notícias falsas, deturpadas, e eventualmente francamente caluniosas. Nessas circunstâncias, nada como ter acesso, de primeira mão, aos próprios documentos que estão na raiz das afirmações, para que cada um possa formar sua própria opinião, com equilíbrio de juízo e sem preconceitos, tanto sobre a Instituição quanto sobre seus detratores. É o que Arautos Véritas, entre outros objetivos, se esforçará em proporcionar ao grande público, por meio desta seção.

Hagiografia

A história se repete, embora nunca exatamente da mesma forma. Jesus alertou aos seus discípulos que “se chamaram de Belzebú ao pai de família, quanto mais o farão às pessoas de sua casa!” (Mt 10,25), e assim de fato aconteceu, não uma, mas mil vezes ao longo da história da Igreja. Conhecer a história dos Santos (hagiografia vem do grego: hagios, santo; e graphía, escrever), é conhecer as vicissitudes pelas quais Cristo passa novamente na pessoas de seus escolhidos. E conhecer o passado ajuda a reconhecer o presente, e intuir aquilo que o futuro ainda nos reserva.

Histórico

O passado é um tesouro de experiências de riqueza inestimável não apenas para a cultura e a informação, mas como um inestimável auxílio para a construção de um futuro melhor. Nessa seção serão publicadas todas as matérias que sejam úteis para ajudar o leitor a se formar uma opinião independente, sem interferência de teorias partidárias, seja qual for a orientação destas.

Luzes

O legado do Fundador dos Arautos do Evangelho, Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, é de uma imensa riqueza, como o atestam suas numerosas publicações. Contudo, muito de sua produção continua inédita. Na seção “Luzes de Fé e Esperança”, serão publicados trechos desta vasta obra, tão propícia a elevar a mente de cada um para Deus, num clima de recolhimento, meditação e oração.

Refutações

Os inimigos da verdade não têm muitos recursos para atacá-la, e por isso acabam tendo de recorrer sempre aos mesmos argumentos. Para dar-lhes aspecto de novidade, à medida em que o tempo vai passando, eles procuram apenas dar novos rótulos aos mesmos realejos, ao ponto de se tornarem cansativos. Nessa seção é colocada uma resenha das acusações que, ao longo das décadas, vêm sendo feitas contra a instituição, com seu respectivo esclarecimento. O único trabalho a realizar, para tornar essa seção atualizada, será de ir associando as novas máscaras aos antigos ritornelos.

Compartilhe: