Refutações

Resposta a Metrópoles – 6 de 11: adorarás o Senhor teu Deus2 minutos para ler

O Departamento de Imprensa dos Arautos do Evangelho publicou no dia 28 de agosto de 2019, um extenso relatório com o título “Perseguição à Igreja Católica no Brasil?”, no qual desmonta as falaciosas afirmações contidas numa reportagem intitulada “Os segredos dos Arautos: o que escondem as muralhas de castelos habitados por grupo católico ultraconservador”, publicada no dia 23 de Agosto de 2019 pelo portal noticioso Metrópoles.

Veja o plano geral da resposta aqui.


5. Adorarás o Senhor teu Deus

a) Uma lição do Catecismo para crianças

É absolutamente falso que “o sentimento que os arautos demonstram pelo líder Clá Dias é de adoração”. Como se aprende pelo Catecismo para crianças e pela própria Bíblia Sagrada, o culto de adoração é prestado apenas a Deus. Quanto a Mons. João, ele é apenas muito estimado dentro da Igreja e nos mais diferentes meios sociais, por ser fundador de uma instituição de fama mundial, por ser Protonotário Apostólico de Sua Santidade e Cônego Honorário de Santa Maria Maior (Roma). É também doutor em Teologia e Direito Canônico, além de ter formação em Direito Civil, Psicologia e Filosofia. Recebeu uma das maiores distinções concedidas pela Santa Sé, a medalha Pro Ecclesia et Pontifice. Escreveu ainda inúmeras obras com difusão mundial, entre as quais algumas publicadas pela editora do Vaticano e traduzidas em várias línguas. Foi outorgado ainda com inúmeras condecorações no âmbito civil, militar e religioso. Embora tenha uma biografia prestigiosa e uma conduta exemplar isso não implica obviamente no culto de adoração, reservado, como se esclareceu, tão somente a Deus.

b) Um pouco mais de respeito

Ademais, é irreal que Mons. João exerça “liderança absoluta” sobre os Arautos. Nunca o fez, pois o seu governo sempre se caracterizou pelo diálogo e pelo espírito fraterno, procurando antes de tudo a harmonia entre os membros. Com efeito, em junho de 2017 apresentou ele sua renúncia ao cargo de Presidente Geral dos Arautos do Evangelho devido à avançada idade (como, aliás, aponta a reportagem). Sua decisão não tem qualquer relação com a visita apostólica iniciada naquele ano. Sem embargo, como é natural, Mons. João continua inspirando a Obra saída de suas mãos, sobretudo pelo exemplo de vida cristã, espírito sacrificado e por seus escritos de sabedoria imperecível.

Quanto aos ensinamentos bíblicos sobre a matéria, já ensinava o Levítico (19,32) a distinguir uma pessoa dignificada pela idade e o temor que se deve a Deus: “Levantar-te-ás diante de uma cabeça encanecida, honrarás a pessoa do ancião e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor”.

Compartilhe:

Você talvez goste também...

1 comentário

  1. O ódio que os maus têm do Monsenhor João é porque ele é uma pessoa boníssima. Pois este ódio gratuito somente recai sobre os ótimos e não sobre os tíbios. Então os fariseus de nossos dias se utilizam de todos os modos para atacá-lo e caluniá-lo, mas se esquecem de que Deus está com o justo e que o Senhor paga a cada um conforme suas obras. #Amo Os Arautos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *