Atualidade Destaque

Homilia: O grande privilégio da Inimiga da Serpente3 minutos para ler

Os Arautos do Evangelho procuram levar a Boa-Nova do Evangelho a todos os lugares. Ali onde são convidados a agir, em coordenação com as diretrizes pastorais de cada diocese, os Sacerdotes Arautos procuram trazer palavras de alegria, confiança e sustentação aos católicos e a todos os homens e mulheres de boa vontade. Com a finalidade de levar esta mensagem ainda mais longe, o programa “Palavra para nossos dias” procura oferecer uma visão sintética dos pontos essenciais da liturgia de cada domingo.

No vídeo que oferecemos a seguir, foram compilados trechos de algumas das homilias proferidas no domingo 8 de dezembro de 2019:

  • Pe. Andrey Almeida Durães – Sede dos Arautos, em Recife (PE)
  • Pe. Aumir Scomparin – Capela Nossa Senhora do Carmo, em Caieiras (SP)
  • Pe. Inácio de Araújo Almeida – Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Caieiras (SP)
  • Pe. Maurício Sucena – Sede dos Arautos, em Cuiabá (MT)
  • Pe. Mauro Sérgio Izabel – Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Cotia (SP)
  • Pe. Max Adriano Ribeiro – Sede dos Arautos, em Campo Grande (MS)
  • Pe. Paulo Sérgio Martins – Sede dos Arautos, em Curitiba (PR)
  • Pe. Pedro Henrique Braga – Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Cotia (SP)

 

Resumo

A Imaculada Conceição é o Troféu de Deus. O principal privilégio de Nossa Senhora é a Maternidade Divina; porém, o que mais causa ódio ao demônio é a Imaculada Conceição. A Imaculada Conceição é a afirmação da Vitória de Deus: em uma criatura, Deus venceu inteiramente o demônio. A glória de Deus já está completa com Nossa Senhora!

Esse privilégio Marial é transmitido à raça da Virgem, que por analogia também é imaculada, como o indica a 2ª leitura. E é essa a característica que mais causa ódio ao demônio: a Imaculada Conceição de Nossa Senhora refletida em seus filhos. Portanto, todos podemos participar deste privilégio de Maria Santíssima, e é para isto que Ela nos convida.

Como? Distinguindo sempre entre o bem e o mal, a verdade e o erro, o belo e o feio. Numa palavra, amando a virtude e aborrecendo o pecado. A condição para que a Raça da Virgem seja imaculada é não haver amizade entre ela e a Raça da Serpente, em obediência à palavra de Deus manifestada pela 1ª leitura.

Existem mil formas de “ter amizade com a Serpente” na vida cotidiana. Uma das mais freqüentes é fazer concessões ao respeito humano, por medo de se mostrar inimigo da serpente. Ora, ainda que eu não seja santo, eu devo amar a santidade. Ainda que eu não seja íntegro, eu devo amar a integridade. Ainda que eu não seja puro como a Virgem das Virgens, eu devo amar e admirar a pureza.

Este amor e esta admiração me transformarão, pela misericórdia desta que é Imaculada, mas é nossa Mãe!

Compartilhe:

Você talvez goste também...

1 comentário

  1. Los sacerdotes Heraldos constituyen un tesoro para la Iglesia y para humanidad del mundo moderno. Un tesoro de ortodoxia, de pureza y de gallardía, de espíritu varonil y sabiduría cristiana. En suma, un gran regalo del Señor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *