Luzes

Monsenhor João: A “maternalidade” de Deus3 minutos para ler

Em homilia proferida no dia 14 de maio de 2006, numa sede da entidade em São Paulo (SP), o fundador dos Arautos do Evangelho, Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, EP, estabelece um paralelo entre o modo de agir de Deus junto aos homens, e o modo de uma mãe agir junto aos seus filhos.

Assista esse trecho:

Seguem as próprias palavras de Monsenhor João Clá:

“Não teríamos idéia da maternalidade de Deus se não soubéssemos o que é uma mãe.

E, vejam: mãe, mãe, Deus criou a mãe porque Ele quis fazer nós sentirmos o quanto Ele é, ao mesmo tempo, Pai e, ao mesmo tempo, Mãe. Porque é tão rica a imagem do pai e da mãe, que não cabe numa figura só. Alguém que faça o papel de pai e mãe ao mesmo tempo, é impossível! Só há um Ser que faz o papel de mãe e pai ao mesmo tempo: Deus! Deus é Mãe, Deus é Pai, Deus é Irmão, Deus é Servo, Deus é Senhor! Ele tem todas as imagens, e por isso Ele diz: “Eu sou a videira”, como Ele diz aqui; “Eu sou a Verdade, Eu sou o Caminho, Eu sou a Vida” (cf. Jo 14, 6). E de fato é isso mesmo, Ele é tudo!Mas nós não teríamos idéia do que é a bondade de Deus, do que é a maternidade de Deus, se nós não soubéssemos que existe uma mãe.

A mãe está disposta a entregar a sua própria vida pelo filho. Pois foi o que fez Nosso Senhor Jesus Cristo: Nosso Senhor Jesus Cristo preferiu morrer Ele por nós. E aí está a maternidade extraordinariamente representada em Deus.

Deus é Mãe; Deus Se preocupa conosco muito mais do que qualquer mãe se preocupa com seu filho. E Ele quis criar esta figura para que nós compreendêssemos o quanto Ele Deus é Bom, o quanto Ele, Deus, é maternal para conosco, o quanto Ele está disposto a perdoar todas as nossas faltas, o quanto Ele Deus está inteiramente pronto para ouvir o nosso arrependimento e para nos dar um perdão que nos tome da ponta dos cabelos à planta dos pés.

Mas, quando se fala da mãe, se fala do pai; quando se fala do pai, se fala da mãe. É a família, essa célula mãe da sociedade. É a Sagrada Família que é o exemplo máximo para nós, onde nós encontramos uma perfeita, perfeitíssima figura, que é de Nossa Senhora, e uma impecabilíssima figura, que é de São José.

É para isso que nós somos feitos: nós fomos feitos para ressuscitarmos no dia do Juízo e para depois penetrarmos na eternidade e vivermos todos juntos na eternidade, com nossas mães, com nossas mães, com nossos pais, com nossos irmãos, com nossas irmãs, vivermos todos juntos na felicidade eterna. Para isso é que nós nascemos e para isso é que nós devemos lutar e esse deve ser o nosso esforço, acima de tudo esse destino eterno nosso.”

Compartilhe:

Você talvez goste também...

15 comentários

  1. Luciana Sbeghen disse:

    Extraordinária essa homilia!!!
    Fica muitíssimo explícito a integridade e santidade de nosso pai e fundador Mons. João Clã Dias, quanta sabedoria.

  2. Jéssica Pereira disse:

    Impressionante!
    Salve Maria!

  3. Lenice Barreto Nunes disse:

    A maior alegria que temos é ter o Monsenhor João como Pai.Ele atrai as almas pela Sua grande fidelidade a Vocação que recebeu de Deus.Guiar o mundo inteiro para o Reinado de Nossa Senhora na terra.
    Obrigada Monsenhor por nos fazer tão felizes com Vosso Exemplo,Vossa fidelidade a Vocação que recebeu de Deus

  4. Roland Barreto disse:

    Monsenhor João Clá, o senhor é o reflexo de Deus e Nossa Senhora neste mundo! Obrigado, Monsenhor João, por minha família receber os ensinamentos do senhor! Queremos ser sempre seus filhos!

  5. Valdeci Junior disse:

    Na pessoa do Mons. João nós sentimos a paternalidade de Deus de forma muito materna.

  6. Alexandre Borges disse:

    Li o texto dessa homilia esta semana. É exolendida

  7. Belíssima catequese!
    Monsenhor sempre fiel ao chamado de conduzir os filhos de Deus a santidade, suas palavras elevam nossa alma .

  8. Francismayre disse:

    Santas Palavras!

  9. Fenenemal!!!! São maravilhosas.

  10. Shary Salas de Huarachi disse:

    Muchas gracias por compartir este tesoro! Monseñor cómo siempre nos enseña más y más sobre Dios, bajo aspectos que no percibimos! Y como dicen arriba, qué bien lo describe también! Sentimos todo el afecto para sus hijos en esta homilía!

    1. Arautos Véritas disse:

      Shary, Salve Maria!
      Todos os domingos e quintas-feiras, teremos novos trechos de homilias, publicados na seção “Luzes de Fé e Esperança”.
      Fique com Deus! E confira sempre aqui as novidades!

  11. Gilcimar Dutra da Silveira disse:

    Sábias palavras de um homem iluminado por Deus!!! Essa é minha definição de Msr. João Cla . Um homem iluminado por Deus

  12. Maria Fernanda Aguiar disse:

    “Não teríamos idéia da maternalidade de Deus se não soubéssemos o que é uma mãe.”

    Que profundo! Uma verdadeira catequese! Como sempre, Monsenhor João fazendo uma homilia esplêndida e claríssima para nos explicar as maravilhas de Deus

  13. SIM, TODA a VERDADE dos Arautos do EVANGELHO.
    Que fica esta frase para nosso detratores, caluniadores, os judas, os irresponsáveis, a rede de esgoto de televisão e congeneres que não há PARCIALIDADE, a D. João e todos os seus amigos…
    Vejam , repetem este video. Quem NÃO diz que este homem é um Santo, um Eleito, para os dias de hoje. Precisaria odiar demais, DEMAIS DEMAIS ODIAR. Odeiam o bem que faz o BEM. Qualquer pessoa com o senso mínimo de bom senso-não precisa ser teólogo- é ou não um homem predestinado…
    Se tivessem pelo menos um rubor nas faces, se desculpariam, mas como são PARCIAIS e tendenciosos para a MALDADE, Não o farão e Deus fará como fez ao Faraó que não queria deixar o povo judeu partir, endureceu seu coração do Faraó e os perseguia mais e mais, até… quando Deus…. atuou, e hoje já temos a nossa Protetora, posta por ELE, sim Aquela que é terrível como um exercito em ordem de batalha. NÃO BRINQUEM com ELA. Mais uma vez, NÃO BRINQUEM com ELA. Não, Não e Não.

  14. Lucíola Tederiche Miccichelli disse:

    Nossa! Impressionante homilia! Como define bem, também, o Monsenhor João!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *