Refutações

Fantástico entrevista os Arautos – 1 de 8: Síntese histórica dos Arautos do Evangelho3 minutos para ler

Em 19 de outubro de 2019, a TV Globo foi à Casa Mãe dos Arautos do Evangelho em São Paulo (SP), para entrevistar representantes de três instituições que estão sendo objeto de difamação por parte de alguns desafetos. Ali, o repórter Walace Lara se encontrou com o Revmo. Pe. Alex Barbosa de Brito, em representação da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli; Madre Mariana Morazzani Arráiz, EP, Superiora da Sociedade de Vida Apostólica Feminina Regina Virginum; e o Dr. Humberto Luiz Goedert, advogado, porta-voz de imprensa da Associação privada de fiéis Arautos do Evangelho. Antes de fazer suas perguntas, o repórter da TV Globo começou por solicitar uma breve explanação histórica dos Arautos.

O Pe. Alex explicou que as três instituições formam uma “família espiritual”, sendo Arautos do Evangelho a primeira a surgir, em 1999, em Campo Limpo, quando Mons. João Clá Dias, EP, recebeu de Dom Emílio Pignoli, então Bispo de Campo Limpo, a aprovação diocesana para a obra que nascia. Em 22 de Fevereiro de 2001, os Arautos do Evangelho foram reconhecidos e aprovados pelo Papa São João Paulo II.

Assista à íntegra da resposta dos Arautos.

Resumo

O acelerado desenvolvimento das atividades de evangelização marcou a necessidade de haver uma assistência religiosa segundo a espiritualidade da instituição. E fez-se necessário um importante passo, no ano de 2005: a ordenação presbiteral de quinze Arautos do Evangelho.

Feitas as consultas necessárias, chegou-se à conclusão de que a fundação de uma Sociedade de Vida Apostólica seria o mais apropriado. De modo que, da primeira instituição Arautos do Evangelho”, brotaram – em 2006 – dois novos movimentos: a Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e a Sociedade de Vida Apostólica Feminina Regina Virginum, ambas aprovadas pelo Papa Bento XVI, em 2009”.

O Pe. Alex Brito ressaltou:

“Na igreja os desenvolvimentos são muito orgânicos: associação diocesana, depois erigida como Associação privada de fieis de Direito Pontifício e, [presentemente], como Sociedade de Vida Apostólica”.

A partir de uma opção de vida religiosa, desde os anos de 1970, Mons. João participou com regularidade de cursos de formação sobre temas filosóficos, teológicos, bem como de espiritualidade e de cultura geral. Mas o anseio por aprofundar seus conhecimentos de doutrina católica e adquirir uma formação mais sólida levou-o a procurar a colaboração de reconhecidos expoentes da Teologia, em especial catedráticos de Salamanca, tais como: Fr. Arturo Alonso Lobo, OP, Pe. Marcelino Cabreros de Anta, CMF, Fr. Victorino Rodríguez y Rodríguez, OP, Fr. Antonio Royo Marín, OP, entre outros. Quando surgiu a possibilidade de haver os primeiros sacerdotes, e tendo a Santa Sé analisado o currículo daqueles candidatos, os estudos foram convalidados.

Tendo o repórter perguntado acerca das construções que os Arautos promovem, o Pe. Alex enumerou a casa de formação (cuja construção começou em 2006), junto à qual se encontra a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, situada em Caieiras (SP), e à qual o Papa Bento XVI conferiu o título de Basílica Menor. Também mencionou a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na Diocese de Campo Limpo, localizada na cidade de Cotia (SP). Para esta, o título de Basílica foi concedido sob o pontificado do Papa Francisco.

Compartilhe:

Você talvez goste também...

2 comentários

  1. Geraldo Fidélis disse:

    Eu não sei, não entendi direito de que “grupo carismático” esse Walace é fundador (ou afundador), mas parece que ele não entende nada de Igreja, nem de doutrina, nem de vida religiosa. Olha só as perguntas dele!! Vejam nos outros vídeos também. É a mesma coisa, uma lenga-lenga sem provas, baseado nas supostas “”””testemunhas””””.

  2. Meu nome é Gabriel. Gostaria de parabenizá-los pelo blog, gostei muito do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *