Os Arautos do Evangelho procuram levar a Boa-Nova do Evangelho a todos os lugares. Ali onde são convidados a agir, em coordenação com as diretrizes pastorais de cada diocese, os Sacerdotes Arautos procuram trazer palavras de alegria, confiança e sustentação aos católicos e a todos os homens e mulheres de boa vontade. Com a finalidade de levar esta mensagem ainda mais longe, o programa “Palavra para nossos dias” procura oferecer uma visão sintética dos pontos essenciais da liturgia de cada domingo.
No vídeo que oferecemos a seguir, foram compilados trechos de algumas das homilias proferidas no domingo 1 de dezembro de 2019:
- Pe. Carlos Adriano Santos dos Reis – Basílica Nossa Senhora do Rosário, em Caieiras (SP)
- Pe. Christian Almeida Durães – Sede dos Arautos, em Recife (PE)
- Pe. David Carlos Francisco – Sede dos Arautos, em Campos dos Goytacazes (RJ)
- Pe. Leonardo Resende – Sede dos Arautos, em Joinville (SC)
- Pe. Luiz Francisco Beccari – Capela São José, em Caieiras (SP)
- Pe. Paulo Sérgio Martins – Sede dos Arautos, em Curitiba (PR)
- Pe. Ricardo José Basso – Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Cotia (SP)
- Pe. Rodrigo Fugiyama Nunes – Basílica Nossa Senhora do Rosário, em Caieiras (SP)
- Pe. Wagner Silva – Sede dos Arautos, em Salvador (BA)
Resumo
A Igreja é, como sempre foi, o farol da Verdade, e enquanto tal Ela deve brilhar e iluminar: brilhar por suas virtudes, iluminar com seus ensinamentos; e, como o apresenta a 1a leitura, Ela deve estar posta no alto, pois todos devem poder vê-la. Os homens, por sua vez, serão julgados segundo a adesão que deram a esse farol.
Em nossos dias, tão calamitosos, “a noite já vai adiantada”, porém, “a salvação está mais perto de nós”. Assim, a 2a leitura nos alerta que, para ver essa salvação, é necessário que despertemos.
Nesse contexto, seguir a Igreja com integridade na atualidade faz de nós algo semelhante aos contemporâneos de Noé. E o Evangelho nos faz esta advertência: “Está chegando o dilúvio! As primeiras gotas já se fazem sentir!” Nessas situações, os justos sempre vencem, e que aqueles que seguem o “Noé” que Deus envia, para dar os rumos a cada fase da história, não perecem com os “dilúvios”. Portanto, nos dias de hoje mais do que nunca, não precisamos estar a serviço de um Noé?
Cumpre, portanto, procurar ao “Noé” de nossos dias e sua “Arca”: ou seja, a Igreja, ali onde ela verdadeiramente está, de modo íntegro, puro e autêntico. Muitos já estão “entrando na arca”. Mas cabe a cada um deve decidir por seu próprio destino… Com efeito, enquanto Noé construía a Arca, muitos eram aqueles que zombavam dele. Hoje em dia, voltou a “estar na moda” zombar dos “Noés” e de seus seguidores…
Quem terá a razão? A História contará o que aconteceu com aqueles que queriam destruir a Arca e denegrir a Noé, e como foram vitoriosos os que ouviram a Voz de Deus pela boca dos profetas.
Vídeos fenomenais!
Elucidativos, construtivos!
Salve Maria!
Se as palavras são eloquentes, as fisionomias e os ambientes, também!!!
Pessoas integras que vivem o que pregam e realizam obras segundo suas vidas!!!
Viva os Arautos e bendito seja Deus que não nos deixou nesta tempestade, sem uma arca e sem um Noé!!!
Homilia inspirada, palavras inspiradoras, conclusão óbvia.
A programação do site ficou ótima!
Obrigado por dar este apoio a milhares de fiéis brasileiros site Veritas!
O centro decisivo tem muito a agradecer!