Atualidade

Homilia: Por que Deus quis ter uma Família?3 minutos para ler

Os Arautos do Evangelho procuram levar a Boa-Nova do Evangelho a todos os lugares. Ali onde são convidados a agir, em coordenação com as diretrizes pastorais de cada diocese, os Sacerdotes Arautos procuram trazer palavras de alegria, confiança e sustentação aos católicos e a todos os homens e mulheres de boa vontade. Com a finalidade de levar esta mensagem ainda mais longe, o programa “Palavra para nossos dias” procura oferecer uma visão sintética dos pontos essenciais da liturgia de cada domingo.

No vídeo que oferecemos a seguir, foram compilados trechos de algumas das homilias proferidas no domingo 29 de dezembro de 2019, nos lugares mais diversos deste imenso e abençoado Brasil:

  • Pe. Célio Luís Casale – Capela Nossa Senhora de Lourdes, em Mairiporã (SP)
  • Pe. Francisco Magnos – Capela Nossa Senhora do Bom Conselho, em São Carlos (SP)
  • Pe. João Carlos Fidelis de Moura – Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Cotia (SP)
  • Pe. João Carlos Gomes Barroso – Sede dos Arautos, em Campos dos Goytacazes (RJ)
  • Pe. Maurício de Oliveira Sucena – Sede dos Arautos, em Cuiabá (MT)
  • Pe. Mauro Sérgio da Silva Izabel – Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Cotia (SP)
  • Pe. Paulo Sérgio Martins – Sede dos Arautos, em Curitiba (PR)
  • Pe. Thiago de Oliveira Geraldo – Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Cotia (SP)

 

Resumo

De tal modo Deus ama a instituição da família que, ao se encarnar, quis ter uma para Si.

Não há época histórica tão necessitada do exemplo da Sagrada Família como a nossa. Vivemos numa época em que se procura acabar com a instituição familiar de todas as formas, e por isso nada melhor do que termos esse arquétipo de família diante dos olhos, para assim sabermos amar e defender essa instituição tão amada por Deus.

Que lições nos traz a liturgia de hoje? A primeira lição é a da humildade, pois na Sagrada Família quem era menos mandava, e quem era mais obedecia. Essa humildade no relacionamento familiar leva a ter esse respeito de que nos fala a 1ª e a 2ª leituras.

A segunda lição é a da fé, sabendo reconhecer o agir de Deus nos acontecimentos. É o que nos fala o Evangelho. São José ouve a voz do Anjo em sonho e não hesita um só instante em obedecer ao que lhe foi ordenado. Por que? Porque ele reconheceu a mão de Deus naquilo que estava acontecendo.

São José estava passando por uma aflição terrível, vendo seu Divino Filho, que acabava de nascer, já sendo objeto de uma perseguição da parte das autoridades. Via sua Santíssima Esposa, que mais tarde se tornaria verdadeiramente a Co-Redentora da humanidade, sofrendo também pela situação a que estava exposto o Verbo encarnado. Mas, apesar de tudo isso, soube reconhecer onde estava a mão de Deus, fazendo aquilo que era sua vontade.

Como é o agir de Deus com quem Ele ama? Nosso Senhor mal acabara de nascer, e já estava sendo perseguido. Não há ninguém que Deus amasse tanto quanto a Humanidade Santíssima de Nosso Senhor, e junto a Ele Nossa Senhora e São José, e como prova desse amor lhes deu a honra de serem perseguidos…

Assim devemos ser nós, ou seja, devemos saber reconhecer a ação de Deus nos acontecimentos, discernindo com quem Ele está, e escolher: ou ficamos com a Sagrada Família ou com Herodes. Não nos será dado escolher uma “terceira opção”.

Compartilhe:

Você talvez goste também...

2 comentários

  1. Francisco Javier disse:

    Que comentarios más brillantes !!
    Me iluminaron la semana.
    Voy a compartirlos con otras personas

  2. Marise disse:

    Que O Divino Menino Jesus nos derrame infinitas graças pra sabermos sermos fiéis a Sagrada Família , fazendo a nossa família seguir o exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *