Atualidade

Homilia: A tirania do mal contra a Realeza de Cristo3 minutos para ler

Os Arautos do Evangelho procuram levar a Boa-Nova do Evangelho a todos os lugares. Ali onde são convidados a agir, em coordenação com as diretrizes pastorais de cada diocese, os Sacerdotes Arautos procuram trazer palavras de alegria, confiança e sustentação aos católicos e a todos os homens e mulheres de boa vontade. Com a finalidade de levar esta mensagem ainda mais longe, o programa “Palavra para nossos dias” procura oferecer uma visão sintética dos pontos essenciais da liturgia de cada domingo.

No vídeo que oferecemos a seguir, foram compilados trechos de algumas das homilias proferidas no domingo 24 de novembro de 2019:

  • Pe. Alex Barbosa de Brito – Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Cotia (SP)
  • Pe. Anderson Fernandes Pereira – Sede dos Arautos, em Brasília (DF)
  • Pe. Arão Otílio Gabriel Mazive – Sede dos Arautos, em Maputo (Moçambique)
  • Pe. Dartagnan Alves de Oliveira – Capela São Francisco, em Caieiras (SP)
  • Pe. Joshua Alexander Siqueira – Capela São Paulo, em Caieiras (SP)
  • Pe. Lourenço Isidoro Ferronatto – Oratório Nossa Senhora de Fátima, em Nova Friburgo (RJ)
  • Pe. Luiz Francisco Beccari – Capela São José, em Caieiras (SP)
  • Pe. Max Adriano Gomes Ribeiro – Sede dos Arautos, em Campo Grande (MS)
  • Pe. Ricardo José Basso – Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Cotia (SP)

 

Resumo

Frente à tirania do mal sobre o homem, a liturgia nos apresenta a Realeza de Cristo. Com efeito, no Evangelho, vemos os chefes do povo zombando de Nosso Senhor. Ora, se Ele viesse à Terra em nossos dias, pregando o que pregou, fazendo milagres e toda espécie de bens, não quereriam crucificá-lo de novo? E quem promoveria essa crucifixão não seriam os mesmos que promoveram a crucifixão d’Ele quando veio a primeira vez? Por que? Porque há quem não queira a Realeza de Cristo, preferindo a tirania do mal.

O que é preciso para Nosso Senhor reinar hoje? Principalmente duas coisas: que nós queiramos que ele reine em nosso interior, e que Ele tenha ministros santos que desejem e trabalhem para que Ele reine no Mundo. Neste sentido, vemos o trabalho realizado por Mons. João Clá em favor da Igreja, lutando para sustentar a fé e a integridade d’Ela em dias calamitosos, atraindo homens e mulheres para a vocação religiosa, e milhares de pessoas para o seio da Igreja. Entretanto, multiplicam-se os ataques contra a pessoa dele e sua integridade. Por que tanta perseguição? Para acabar com o celibato? Para destruir o sacerdócio e a vida religiosa? Para extinguir a fé e a família?

Devemos, portanto, rezar para que acabe de uma vez a tirania que pretendem, novamente, perseguir Nosso Senhor nos membros de Sua Igreja. É certo que Nosso Senhor é Rei e que seu reino se implantará em determinado momento na face da Terra. É o que pedimos todos os dias: “seja feita a Vossa Vontade, assim na Terra como no Céu”. A nós, contudo, é feito o convite para participarmos desse reino, aderindo a Ele e vivendo desde já como súditos desse Rei.

Você talvez goste também...