Documentos

O Dicastério para os Leigos responde aos ArautosNem um minuto para ler

No dia 12 de novembro de 2019, o Cardeal Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (do qual depende a instituição Arautos do Evangelho, enquanto Associação Privada de Leigos), respondeu à carta enviada ao Dicastério pelo Presidente Geral dos Arautos, Sr. Felipe Lecaros Concha, publicada aqui anteriormente.

À carta de cinco páginas, que motivava duas respeitosas “súplicas”, o Card. Farrell responde como segue (tradução nossa):

Reverendo Irmão,

este Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida recebeu sua carta de 22 de outubro de 2019, pela qual solicitou ao Dicastério que assumisse os trâmites relativos à associação internacional privada de fiéis Arautos do Evangelho.

Tomei o cuidado de encaminhar sua carta à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. De fato, o Dicastério, na época, deu parecer favorável à Congregação acima mencionada, tanto para o início da visita apostólica quanto para a adoção das disposições resultantes da mesma visita, com relação à associação.

Aproveito esta oportunidade para estender cordiais saudações no Senhor.

Kevin Card. Farrell
Prefeito

Veja abaixo o fac-simile da carta original (redigida em italiano):

Compartilhe:

Você talvez goste também...

41 comentários

  1. Jéssica disse:

    Falou, falou e não disse nada…

  2. Alexandre Borges disse:

    Curioso é que, além de transferir competência (ou incompetência?) ainda transfere justamente para a congregação cujo cardeal prefeito tem a única motivação de perseguir. O Código permite isso?

  3. Dayane Pinhal disse:

    Na verdade estão tramando, não fazem nada por acaso, eles tem um objetivo bem definido e uma estratégia já planejada e montada. Mas Nossa Senhora nunca abandona os filhos teus, coragem e avante!!!

  4. Francisco Marto disse:

    Seria o mesmo que fazer uma consulta para o Ministério da Educação e o Ministro responder mandei sua consulta sobre ensino fundamental para o Ministério da Agricultura.

  5. L.A. ,de Minas disse:

    Na realidade eles estão obedecendo ordens superiores.Tem alguém comandando a perseguição aos Arautos.Com o tempo isso ficará claro.A solução é Nossa Senhora.

  6. Que bela porcaria essa resposta!

  7. Tatiana Fiuza Simões disse:

    Assim eles deixam bem patente a falta de argumento deles contra os Arautos…

    1. Cleusa disse:

      Aquilo que Deus deu para os Arautos em abundância: argumentos precisos, clareza de linguagem e firmeza doutrinária; parecem estar faltando em lugares e dicastérios importantes.

    2. Maria Cordeiro disse:

      Jesus disse: “Que vosso sim seja sim e vosso não, não!” Perdoem minha sinceridade, não quero de forma alguma faltar com o respeito, mas acho que o mencionado cardeal poderia ter sido mais consequente com o cargo e missão dele. Isto faz-me lembrar a atitude de Pilatos. Ele sabia que Jesus era inocente, mas não quis tomar a defesa dEle, lavando as mãos… Quantos que ao verem os Arautos do Evangelho serem perseguidos de forma injusta e continuam indiferentes… mas um dia terão que prestar contas a Deus por sua omissão.

  8. Até dá suspeita de prevaricação uma resposta desta natureza. Creio que nem uma micro associação de bairro mereceria uma resposta tão míope e com com falta consideração. Quem sabe nem se deram ao trabalho de ler as cinco páginas do Presidente dos Arautos. Preguiça mental ou deliberada intenção de deixar sem resposta? Aliás, bem disse a Bruna que o Cardeal teve tanta preocupação de encaminhar a carta para outro setor do Vaticano que não teve a coragem de dar uma resposta de Cardeal, que acredito ter liberdade e autonomia nos seus atos. O que transparece, perdoe-me o Cardeal, um ato de prevaricação na sua função.
    Ele não teve a ombridade e a coragem de mostrar sua posição, seja qual for. Os tempos têm mudado… até Cardeais nos decepcionam … A função do Cardeal de Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida não vale para nada e nem mesmo para responder uma carta ou esse Dicastério é mero instrumento da Congregação para os Institutos etc, etc Não tem autonomia na sua própria atividade? Deus tenha misericórdia de nossa querida e santa Igreja. E tenha pena dos pastoreados…

  9. Gabriela Belfort disse:

    Ficou obscuro um detalhe, como se transfere e como se dá juridicamente, a tomada de decisões de um instituto alheio a outro, a responsabilidade das providências tomadas e com qual poderes ou competência isso se dá?!….

  10. Marina disse:

    Francamente, muito cuidado para não responder nada.

  11. Essa perseguição contra os Arautos indica que estão no caminho certo! Jesus não fez nada para mercer tanto sofrimento e injúrias! A igreja será perseguida! Foi e sempre será! Continuem vivendo o Evangelho, dignamente como estão e a recompensa será o céu! Salve Maria.

  12. Daniel Henrique Soruco Oliveira disse:

    Cobras, víboras e fariseus! Cardeais a serviço do demônio.

  13. agnaldo emboava disse:

    Vou responder por eles “.: :. , etc ” para um bom entendedor três pontinhos dão a letra . Quem sabe , sabe , quem não sabe ficará sem saber pois não responderam nada .

  14. Mary Carmen disse:

    Tomarei o cuidado de comentar o texto, pois não foi uma resposta. Se o Reverendissimo Cardeal tivesse respondido e não fugido da resposta seria um começo, mas como não tem do que acusar verdadeiramente os ARAUTOS estão tentando achar uma brecha ou inventar. Por isso que só voltei a igreja católica quando conheci os Arautos os demais, com raras exceções, os demais são a vergonha de NSRJC .

  15. Luiza de Paula Lura disse:

    Dov’è il senso di responsabilità??? Inacreditável, eles impõem uma série de regras e de repente, quiçá, por não ser conveniente, ignoram referidas regras e, no caso concreto as duas respeitosas “súplicas” dirigidas por meio da missiva do Presidente Geral dos Arautos, sequer foi respondida!!! Vamos aguardar as cenas nebulosas dos próximos capítulos.

  16. Tomou tanto cuidado em encaminhar a carta , que esqueceu de responder !!!!

  17. Regina da Glória disse:

    Ontem um sacerdote com quem tive contato me perguntou “o que esta acontecendo com os Arautos?” Após esclarecer sobre diversos pontos ele perguntou com certo alivio, então é uma pessoa só que está por braz disso? Alivio, pois se assim fosse não se trataria de uma Auto-Demolição que estava sendo levada a cabo pela própria estrutura da Igreja. Respondi que me parecia que não era só um, mas que isso deveria ficar mais claro para o público logo. Aí está! Isso deixa claro que o intuito de quem está por traz disso é de destruir a Santa Igreja.

    1. Sérgio I.Alves disse:

      Se for obra divina,nada prevalecerá sobre ela.

  18. Luciene disse:

    Deus nos mostra a resposta. Estão errados, por isso só enrolam. Continuamos na espera, quem sabe não voltam a razão e agem como autoridades respeitáveis.

    1. Anselmo disse:

      Acho que não voltarão a razão, justamente porque não são autoridades respeitáveis… nem confiáveis…

  19. Hamilton disse:

    Diante de tal resposta, é possível entender o porque da decadência da Igreja.
    Um Arcebispo, que deveria evidentemente, defender e orientar instituições leigas, vira as costas para seu rebanho, deixando-o à mercê dos lobos.
    Seria inépcia ou pura maldade? Podemos apenas conjecturar. Mas o dono da messe conhece o coração do homem e não tomará o culpado por inocente.
    Ipsa conteret!

  20. Bárbara disse:

    Respostinha fraquinha hein? Será que também não estudou direito canônico?

  21. J.B.Tigre disse:

    Ridículo… Um cardeal, prefeito de um dicastério Vaticano, escrevendo uma baboseira destas???
    Eles estão todos sobre influencia etílica…

  22. Sua Eminencia, Cardeal Farrell
    INACREDITÁVEL!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!INACREDITÁVEL!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!
    Como o ouro pode escurecer?????????????
    INACREDITÁVEL!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!
    Só falta dizer que recebeu uns 30 dinheiros.
    INACREDITÁVEL!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!
    Não sabe distinguir o que é direita ou esquerda,(a insensatez e estultice mais desbragada, ainda mais de um principe da Igreja) enviando a carta para outro setor. a Igreja não é um partido politico e sim uma OBRA Fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
    No mínimo deveria perder o cargo e talvez …
    INACREDITÁVEL!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!
    Em Fátima, a Virgem alertou sobre a crise na Igreja, em La Salete, o Padre Palau e Quer, São Pio Pietreccina e tantos outros.
    Tem que pedir perdão e se cobrir de cinzas como os Ninivitas, senão…. o castigo vem, como sabes Sua Eminencia.
    Oremus!!!!!!!!
    INACREDITÁVEL!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?! Resposta.
    INACREDITÁVEL!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?! Resposta.

  23. El Leon disse:

    Sua eminencia, o Cardeal Farrell, parecer conhecer bem as escrituras, e no caso da resposta a carta enviada foi um perfeito Pilatos, enviando a carta a ele endereçada a Herodes, são políticos portanto e não religiosos. Pois se o fossem usariam de misericórdia, chamaria para conversa fraterna, sem clericalismo como o Papa Francisco insiste tanto. Parece que as vias pilatoanas e herodianas sensibilizam mais a este senhor que as vias do amor ao próximo (ainda mais se é irmão de fé) prepagada por N. Sr Jesus Cristo. A esta altura o Exmo Cardeal deve estar se perguntando Verdade? O que é a Verdade? ….e vai fazer o que o Sumo Sacerdote quer.

  24. Augusto Coice disse:

    Aliás, faltou colocar aspas no “responde”, no título deste artigo.
    Respondeu coisa nenhuma! É uma resposta apalhaçada ou uma palhaçada de resposta…

  25. Augusto Coice disse:

    PALHAÇADA!!!
    O Vaticano tá bom pra trabalhar no CIRCO Vermelho de Moscou!

  26. Ludovicus disse:

    A carta do Presidente Geral dos Arautos fazia duas solicitações:
    1-Que intervenha junto à Congregação para IVC e SVA a fim de esclarecer o inválido decreto de Comissionamento, seus antecedentes e instauração.
    2-que assuma os tramites referentes aos Aratuos do Evangelho como lhe competem, ou seja, saiba assumir suas responsabilidades.
    Como este dicastério responde?
    À primeira pergunta: “De fato, o Dicastério, na época, deu parecer favorável à Congregação acima mencionada, tanto para o início da visita apostólica quanto para a adoção das disposições resultantes da mesma visita, com relação à associação.”
    E à segunda: “Tomei o cuidado de encaminhar sua carta à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.”
    ….inacreditável….
    Assim como Pilatos, este cardeal Kevin Farrell lava as mão….
    Aposto que como após Pilatos enviar Jesus a Herodes e este devolve-Lo, ficaram amigos….

  27. Edson Gomes disse:

    No final da Visita Apostólica os visitadores apresentaram aos Arautos “Oito Perguntas” com acusações contra a Instituição, tiradas da internet e de pessoas de fora da Igreja.
    Em resposta a essas acusações incoerentes e obscuras, lhes foi apresentado um esclarecimento de 572 páginas, com 18.000 páginas de documentos e testemunhos anexados. Estou lendo este esclarecimento, e me encanta a nitidez cristalina de suas explanações e a ortodoxia de seu embasamento doutrinário.
    Tenho certeza de que, se os Dicastérios Romanos também tomassem conhecimento do mesmo, não teriam o açodamento em elaborar um Decreto de Comissariado injusto e ilegítimo, induzindo inclusive o Santo Padre ao erro de endossá-lo, dessa forma levando-o a contrariar as admoestações que ele próprio nos vem fazendo sobre o abuso do clericarismo.

    1. Pe. Aude-ete! disse:

      Relaxem arautos laicos. Carpe Diem! Abram uma 51! Quem sabe o Fundo Misericórdia fazer uma visitinha a Vossa Eminência não resolve?

      1. J.B.Tigre disse:

        Esse não bebe 51, ele “KEVIN”… (Quer Vinho)

      2. Rosana disse:

        Li, reli, e não encontrei resposta alguma!!!!

      3. Luciene disse:

        O Sr é padre?

  28. Luiz PG disse:

    Será que esse Cardeal também não sabe que uma Associação Privada de Fiéis de Direito Pontifício não é comissariável? O que está acontecendo com a Igreja? Não conhece as próprias leis as quais são fiéis depositários? Absurdo!!!

  29. Ao contrário do clero brasileiro que ‘fala muito e não fala nada’ o nosso caro Kevin ‘fala pouco e não fala nada’.

  30. Valdeci Junior disse:

    Pois bem, vão aparecendo as cartas marcadas!

    1. Luci Andrade Oliveira disse:

      Oxente, uma carta de dois parágrafos!??Que vergonha! Quando eu pensei que iria começar a resposta, a carta acaba!!!???

  31. Que resposta esdrúxula.
    Resumindo, não responderam nada.
    A Igreja está sendo comandada por um bando de analfabetos

    1. JOSE JACKSON ARAUJO disse:

      Ficou claro que o Dicastério para os Leigos renunciou à sua competencia canônica em favor da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, ao dar o parecer favorável à ação desta, incorrendo assim numa aberração jurídica, vez que essa Congregação não tem competência canônica para agir na hipótese em tela. Logo, a entidade que poderia atuar não quer atuar; e a que não pode, quer. Ficamos então como está. Permita Nossa Senhora que nesse imbróglio cheguemos logo ao RM, quando tudo estará resolvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *