Em 10 de outubro de 2019, os Arautos do Evangelho foram procurados pela revista Carta Capital e, por 45 minutos, responderam a algumas questões trazidas pela repórter Thais Reis Oliveira. A entrevista foi realizada na Casa Mãe dos Arautos do Evangelho e contou com a participação do Pe. Alex Barbosa de Brito, membro da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e assistente espiritual dos Arautos do Evangelho.
A jornalista relatou que teve acesso a fotos e vídeos onde, supostamente, menores de idade participavam de “cerimônias de capítulos”. O sacerdote, por sua vez, para evitar confusão, quis primeiro distinguir bem os termos.
Assista à resposta no vídeo abaixo:
Resumo
A figura canônica do “capítulo geral” de uma ordem religiosa que se reúne é a autoridade suprema de um instituto, como o é uma “assembleia” para uma associação civil. Contudo, existe ainda uma instituição antiga na Igreja chamada “capítulo de faltas”. É um costume de diversas ordens religiosas, adquirido pelos Arautos do Evangelho e praticado a partir do livre pedido do maior de idade.
Consiste em um ato de humildade pelo qual o membro, antes de ser admitido à instituição ou de receber o hábito religioso, deseja ser corrigido pelos irmãos das faltas leves da vida cotidiana, tendo em vista o aperfeiçoamento pessoal num ambiente de caridade. O capítulo de faltas, porém, nunca é filmado ou fotografado, por ser particular.
O Pe. Alex comentou as fotografias mencionadas na pergunta, que devem ser de uma recepção de hábito, onde as pessoas se prosternam enquanto se canta a Ladainha de Todos os Santos, à semelhança do que acontece na ordenação sacerdotal ou episcopal:
“Ora, uma pessoa que não tenha formação religiosa ou que seja avessa à religião, inimiga da fé, vendo essa cena vai dizer: ‘Que vexação! Que humilhação!’”
Mas aquilo faz parte da liturgia católica.
Apesar da explicação do sacerdote, a repórter insistiu nas perguntas já respondidas.
Creio que o vídeo colocado neste artigo não é sobre o assunto do título. Está trocado.
Joseph, Salve Maria!
Muito obrigado pela observação! Tem toda razão, houve algum erro na linkagem do vídeo. Já está corrigido.
Volte sempre, e confira todos os dias novas publicações!
Fique com Deus!
Aos inimigos declarado da igreja e portanto sem Fé, não há argumentação que os com venda.
Tudo muito bem explicado!! Mais claro impossível!
Penso que os Arautos não deveriam dar nenhuma atenção a esta revista. Ela é de um nível baixíssimo, sem nenhuma credibilidade, totalmente anti cristã e sem respeito algum com aquilo que é sagrado.
Essa revista comunista de meia tigela depois de publicar um monte de artigos difamatórios resolveu ouvir os Arautos agora? Porque será?…
Excelente argumentação do Padre Alex!!!
Mas em todas estas difamações, é muito difícil achar boa fe e boa vontade. Eu tenho a certeza que estamos discutindo com um bébado…