Refutações

Carta Capital – 3 de 9: a prosternação nas recepções de hábito e no “capítulo de faltas”2 minutos para ler

Em 10 de outubro de 2019, os Arautos do Evangelho foram procurados pela revista Carta Capital e, por 45 minutos, responderam a algumas questões trazidas pela repórter Thais Reis Oliveira. A entrevista foi realizada na Casa Mãe dos Arautos do Evangelho e contou com a participação do Pe. Alex Barbosa de Brito, membro da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e assistente espiritual dos Arautos do Evangelho.

A jornalista relatou que teve acesso a fotos e vídeos onde, supostamente, menores de idade participavam de “cerimônias de capítulos”. O sacerdote, por sua vez, para evitar confusão, quis primeiro distinguir bem os termos.

Assista à resposta no vídeo abaixo:

Resumo

A figura canônica do “capítulo geral” de uma ordem religiosa que se reúne é a autoridade suprema de um instituto, como o é uma “assembleia” para uma associação civil. Contudo, existe ainda uma instituição antiga na Igreja chamada “capítulo de faltas”. É um costume de diversas ordens religiosas, adquirido pelos Arautos do Evangelho e praticado a partir do livre pedido do maior de idade.

Consiste em um ato de humildade pelo qual o membro, antes de ser admitido à instituição ou de receber o hábito religioso, deseja ser corrigido pelos irmãos das faltas leves da vida cotidiana, tendo em vista o aperfeiçoamento pessoal num ambiente de caridade. O capítulo de faltas, porém, nunca é filmado ou fotografado, por ser particular.

O Pe. Alex comentou as fotografias mencionadas na pergunta, que devem ser de uma recepção de hábito, onde as pessoas se prosternam enquanto se canta a Ladainha de Todos os Santos, à semelhança do que acontece na ordenação sacerdotal ou episcopal:

“Ora, uma pessoa que não tenha formação religiosa ou que seja avessa à religião, inimiga da fé, vendo essa cena vai dizer: ‘Que vexação! Que humilhação!’”

Mas aquilo faz parte da liturgia católica.

Apesar da explicação do sacerdote, a repórter insistiu nas perguntas já respondidas.

Compartilhe:

Você talvez goste também...

7 comentários

  1. Joseph Maria disse:

    Creio que o vídeo colocado neste artigo não é sobre o assunto do título. Está trocado.

    1. Arautos Véritas disse:

      Joseph, Salve Maria!
      Muito obrigado pela observação! Tem toda razão, houve algum erro na linkagem do vídeo. Já está corrigido.
      Volte sempre, e confira todos os dias novas publicações!
      Fique com Deus!

  2. José Carlos Justino Gomes disse:

    Aos inimigos declarado da igreja e portanto sem Fé, não há argumentação que os com venda.

  3. Leonardo Silva disse:

    Tudo muito bem explicado!! Mais claro impossível!

  4. Luci Andrade Oliveira disse:

    Penso que os Arautos não deveriam dar nenhuma atenção a esta revista. Ela é de um nível baixíssimo, sem nenhuma credibilidade, totalmente anti cristã e sem respeito algum com aquilo que é sagrado.

    1. Essa revista comunista de meia tigela depois de publicar um monte de artigos difamatórios resolveu ouvir os Arautos agora? Porque será?…

  5. Julio Pavez Cordero disse:

    Excelente argumentação do Padre Alex!!!
    Mas em todas estas difamações, é muito difícil achar boa fe e boa vontade. Eu tenho a certeza que estamos discutindo com um bébado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *