Atualidade

Homilia: Luta da História, e integridade3 minutos para ler

Os Arautos do Evangelho procuram levar a Boa-Nova do Evangelho a todos os lugares. Ali onde são convidados a agir, em coordenação com as diretrizes pastorais de cada diocese, os Sacerdotes Arautos procuram trazer palavras de alegria, confiança e sustentação aos católicos e a todos os homens e mulheres de boa vontade. Com a finalidade de levar esta mensagem ainda mais longe, o programa “Palavra para nossos dias” procura oferecer uma visão sintética dos pontos essenciais da liturgia de cada domingo.

No vídeo que oferecemos a seguir, foram compilados trechos de algumas das homilias proferidas no domingo 17 de novembro de 2019, nos lugares mais diversos deste imenso e abençoado Brasil:

  • Pe. Carlos Adriano Santos dos Reis – Basílica Nossa Senhora do Rosário, em Caieiras (SP)
  • Pe. Eduardo Zacarias de Paula – Sede dos Arautos, em Fortaleza (CE)
  • Pe. Gilberto de Oliveira – Capela Nossa Senhora do Pilar, em Ubatuba (SP)
  • Pe. Íñigo Abbad Luengo – Sede dos Arautos, em Maringá (PR)
  • Pe. João Carlos Fidelis de Moura – Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Cotia (SP)
  • Pe. João Carlos Gomes Barroso – Capela São Paulo, em Campos dos Goytacazes (RJ)
  • Pe. Joshua Alexander Siqueira – Sede dos Arautos, em Montes Claros (MG)
  • Pe. Louis Goyard – Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Cotia (SP)
  • Pe. Lourenço Isidoro Ferronatto – Oratório Nossa Senhora de Fátima, em Nova Friburgo (RJ)
  • Pe. Luiz Francisco Beccari – Capela São José, em Caieiras (SP)
  • Pe. Marcos Faes de Araújo – Capela Santo Elias, em Caieiras (SP)
  • Pe. Mauro Sérgio da Silva Izabel – Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Cotia (SP)
  • Pe. Max Adriano Gomes Ribeiro – Sede dos Arautos, em Campo Grande (MS)
  • Pe. Millon Barros de Almeida – Basílica Nossa Senhora do Rosário, em Caieiras (SP)

 

Resumo

A História é uma luta entre o Bem e o Mal, e para o Mal vencer, ele precisa destruir qualquer coisa que possa ainda representar o Bem, a Verdade e o Belo.

O Evangelho de hoje é uma grande profecia, e hoje vemos partes desta já começando a se realizar. Aliás, muitas profecias já estão em curso de realização; pode-se dizer que as revelações feitas por Nossa Senhora em Fátima sublinham esta liturgia, pois tudo quanto está acontecendo em nossos dias no mundo tem relação com Fátima.

Nós estamos vivendo numa época auge de mal. Nessas circunstâncias, Deus pede de nós um auge de bem, e este é a integridade.

Para estimular-nos neste sentido, Ele coloca bons exemplos ao nosso alcance, no nosso caminho, para que encontrando em outrem o verdadeiro rosto de Cristo nos seja facilitado seguir os passos d’Ele. Para os Arautos, concretamente, a pessoa de Monsenhor João Clá sempre foi um exemplo dessa integridade, de virtude ímpar, de fidelidade à Igreja; foi movidos por este exemplo que os Sacerdotes Arautos abraçaram com entusiasmo a vocação sacerdotal e religiosa.

Na integridade dos bons reside a vitória de Deus, e é com esses que Nossa Senhora fará com que seu Imaculado Coração triunfe.

Aproximando-nos do fim do ciclo litúrgico, as leituras da missa se tornam cada vez mais “escatológicas”: ou seja, apontam para os grandes acontecimentos finais da História, a luta final, o Juízo de Deus, a sentença final sobre a Humanidade, a condenação eterna para os maus e a salvação eterna para os bons. Sabemos que Deus virá julgar nossa era Histórica, e esse momento está cada vez mais próximo.

Onde estarei eu quando isso se der? Entre os filhos da Virgem ou os filhos da serpente? Hoje, Nossa Senhora – por meio da liturgia que a Igreja reservou para este domingo – nos convida a fazer parte de seus eleitos. Este é, muito especialmente, a graça que devemos pedir a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Você talvez goste também...