Refutações

Carta Capital – 2 de 9: distinção entre Arautos do Evangelho, Virgo Flos Carmeli e Regina Virginum2 minutos para ler

Em 10 de outubro de 2019, os Arautos do Evangelho foram procurados pela revista Carta Capital e, por 45 minutos, responderam a algumas questões trazidas pela repórter Thais Reis Oliveira. A entrevista foi realizada na Casa Mãe dos Arautos do Evangelho e contou com a participação do Pe. Alex Barbosa de Brito, membro da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e assistente espiritual dos Arautos do Evangelho.

Ao ser interrogado pela entrevistadora Thais Reis Oliveira a respeito da substituição dos superiores da instituição, o Pe. Alex explicou tratar-se de três entes jurídicos em entranhada comunhão, porém, autônomos.

Assista à resposta no vídeo abaixo:

Resumo

A Associação Privada de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho, segundo afirmou, “é uma associação de batizados”, pois, na Igreja Católica, o fiel é aquele que é batizado. Portanto, a ela pode pertencer qualquer pessoa batizada maior de idade, o que não impede aos menores – com a devida autorização dos pais – de receber benefícios oferecidos pela Associação. A Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli nasceu da Associação Arautos do Evangelho e no ano de 2006 recebeu do Papa Bento XVI a aprovação pontifícia. No mesmo ano, surgiu, da mesma Associação, a Sociedade de Vida Apostólica de Direito Pontifício Regina Virginum, na qual ingressam as moças que desejam consagrar-se mediante a prática dos votos religiosos.

Apresentadas as três entidades, o sacerdote esclareceu que nos casos concretos das duas sociedades – clerical e feminina – são os membros capitulares os eleitores de seus respectivos superiores. Acrescentou que embora Mons. João Clá seja o fundador de ambas as sociedades, nunca foi superior da sociedade feminina. Foi, isto sim, superior da Sociedade Clerical e presidente da Associação Arautos do Evangelho; contudo, renunciou aos cargos por razões de saúde.

O atual presidente dos Arautos do Evangelho, Felipe Lecaros Concha, foi eleito no início deste ano. Por esta razão, o Pe. Alex explicou que já não responde como presidente geral dos Arautos do Evangelho, mas sim como assistente espiritual.

Compartilhe:

Você talvez goste também...

2 comentários

  1. Claudia Carcamo disse:

    E agora Dom Braz de Avis? Alguém que declara publicamente que não entende nada de direito canônico devia se recusa a assumir um cargo desse, sob pena de cometer tamanhas barbaridades!

  2. “Más claro no canta un gallo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *