Depoimentos

Em defesa dos Arautos do Evangelho2 minutos para ler

O Prof. Sampel teve a amabilidade de nos enviar o seguinte artigo, publicado por iniciativa dele no site da Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC) e na Revista Missões, onde ele escreve semanalmente. Com efeito, ele disse estar “acompanhando estupefato” ao linchamento midiático do qual os Arautos do Evangelho têm sido objeto sistemático. Temos muita alegria em reproduzir aqui o artigo do Prof. Sampel, ao mesmo tempo que lhe agradecemos seu apoio e amizade.



Os Arautos do Evangelho, instituição católica fidelíssima ao magistério da Igreja, vem sofrendo perseguição implacável. Digladiam contra a referida instituição os invejosos de todos os vernizes. Querem-na em ruínas, porque não toleram o exuberante crescimento vocacional nas fileiras dos Arautos. Desdenham da maravilhosa liturgia que os Arautos executam. Além disso, os detratores aderiram à vaga de protestantizar a Igreja católica e, por conseguinte, aborrecem homilias e ensinamentos em que se discorre sobre céu, inferno, purgatório, intercessão dos santos, virgem Maria, hóstia sacrossanta, sucessão petrina, unicidade da Igreja católica etc.

Anos atrás, a vítima dos algozes do catolicismo era o Opus Dei, prelazia igualmente observante estrita do magistério da Igreja. Os Arautos do Evangelho constituem reserva lídima do catolicismo. Hoje em dia, desgraçadamente, em muitíssimas igrejas católicas, prega-se doutrina tão politicamente correta, a ponto de o discurso do padre ser bem-recebido em qualquer comunidade evangélica. Lamentável!

As acusações parecem mesmo de sabor kafkiano. Loucura total! Não há provas robustas; apenas o ramerrão dos ínvidos! Demais, as reportagens veiculadas recentemente desconsideraram o código de ética do jornalismo, que manda ouvir sempre o acusado ou, então, escutaram-no insuficientemente.

O Vaticano interveio, quiçá instado por denúncias descabidas. De qualquer modo, o decreto que determinou o comissariado de dom Raymundo Damasceno encontra-se eivado de nulidade, porquanto os Arautos do Evangelho compõem associação privada de fiéis, e não pública, com a incompetência absoluta do dicastério interventor, a cargo de dom João Braz de Aviz, consoante reza o cânon 318, §1.º do código canônico. Situação diferente diz respeito às duas entidades, masculina e feminina, espiritualmente ligadas aos Arautos do Evangelho. Porém, o decreto, ao que tudo indica, padece de clareza e não declina nenhum fato concreto grave.

Esperamos que nosso amantíssimo papa Francisco, sempre tão sensível aos clamores do povo de Deus, dê um basta a esse imbróglio jurídico, ordenando a cessação de procedimentos tumultuosos, desprovidos de base fática, que sobreposse angustiam número imenso de cristãos, os quais colhem os mais sazonados frutos do catolicismo a partir do trabalho indefesso dos Arautos do Evangelho.


(*) Edson Luiz Sampel é Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo

Compartilhe:

Você talvez goste também...

7 comentários

  1. Depoimento objetivo, claro e conclusivo, esse do Prof. Sampel. Pelos seus comentários, vemos que acompanhou perseguições anteriores [como a do Opus Dei] e verificou como eram artificiais, caluniosas e com o fim explícito de prejudicar instituições católicas de transparente dedicação à Igreja de Cristo. Embora não esteja dito explicitamente, observamos que o Prof. Sampel tem presente na sua análise um pressuposto grave: a percepção de que há uma intenção organizada e secreta de destruir os movimentos católicos conservadores e fiéis à Igreja.
    Sempre foi uma tática do comunismo internacional procurar enfraquecer seus opositores para, depois, avançar e conquistar a ferro e fogo as populações. Estamos visivelmente numa fase semelhante em que grupos misteriosos se aliam para dar combate aos católicos e aos civis conservadores. O intuito é o mesmo: destruir, desanimar para dominar. O mais incrível é ver a aliança de setores progressistas da Igreja católica unindo forças com a mídia esquerdista internacional visando o fim dos conservadores.
    Onde há fumaça, há fogo! Como é possível um dicastério cometer um erro grosseiro de querer intervir numa Associação Privada de Fiéis? Um ato nulo! E que prossegue sem lógica nem razão? Somos pacíficos, mas não pacifistas. Lutaremos pela Verdade.

  2. Boa noite a todos.
    Oportuna e bem vinda a explanação do Professor Edson Luiz Sampel. Fica registrado o reconhecimento aqueles que, dotados de conhecimento, não se omitem, em momento que a verdade pede passagem.
    Embora descabidas, sabemos que existe um viés buscando tornar as águas mais turvas do que já se encontram, com tal perseguição religiosa, justo onde? Como bem colocou o Professor, outros Carismas foram perseguidos , a exemplo da Opus Dei, outro carisma que enfatiza a busca da Santidade, o que é lógico! Somos seres integrais , temos alma! Estamos no III milênio , já está mais do que na hora, em que pese o frenesi pela fugacidade da era digital , de se compreender que não somos um chip, em que pese seu valor, somos seres integrais, composto por uma alma e como tal a fé deve transcender, pois sem
    obras,cessa será morta. E que tal apurar com imparcialidade as atividades dos Arautos do Evangelho?Pode existir obra maior que essa? Quer seja , superar-se e no exemplo de Jesus esnerar-se? E tal agir se requer procedimentos , tudo em conformidade com a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, com o Papa , dentro dos Regulamentos próprios da Instituição, além do que as Irmãs quiseram ser ouvidas ! E a Devoção a Santíssima Eucaristia e Nossa Senhora, entre outros ? Ou será que o fato de existir coerência com o que exorta o Evangelho, as Regras do Carisma , incomoda? Por que ? Ideal seria conhecer, para depois julgar. Sem calúnias ou destratos deselegantes, pois quem procedeu com ma intencionalidade , quem não quis ouvir mas soube ofender , no mínimo , pré-julgou , injusta e precipitadamente.
    Podemos ser Plural , mas com dignidade.

  3. Denise Aparecida Defanti da Cruz disse:

    Boa noite!É muito interessante,que meia dúzia de gatos pingados lançam as calúnias e as mentiras mais hipócritas e daí vem à tona,as verdades mais fenomenais.Assim vamos aprofundando no conhecimentos das mais variadas doutrinas da Santa Igreja Católica,Apostólica,Romana.Muito obrigada Professor Sampel.

  4. Julio Pavez Cordero disse:

    Bela defesa aos Arautos do Evangelho, do Prof. Sampel. Parabens pela logica demonstrada!!!

  5. Zaira Cioffi disse:

    Es una persecución deliberada hacia la Verdad, la Pureza y la Santidad de la verdadera Iglesia Católica .

  6. Com certeza nosso Papa irá compreender que são denúncias infundadas , e como sucessor de Pedro olhara com carinho toda essa perseguição contra a Santa Igreja Católica, e logo cessará.

    1. Es una persecución deliberada hacia los Heraldos , porque ellos son la verdad , la pureza y la santidad .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *