Refutações

Bençãos de libertação nos Arautos do Evangelho – CBN 4 de 17Nem um minuto para ler

“A respeito dos vídeos de exorcismos”, afirma o entrevistador Chico Prado, “há um no qual aparece Mons. João obrigando uma jovem a fazer os votos, inclusive mediante agressão física”.

O Pe. Alex de Brito, EP, esclarece afirmando que na Igreja há sacramentos e sacramentais. Entre os sacramentais estão os exorcismos, pois, uma vez que a Igreja crê na existência do demônio, instituiu bênçãos para libertar pessoas vexadas por ele.

Em sentido técnico, existem duas modalidades de exorcismos: o público, realizado pelo bispo ou por alguém delegado por ele; e o privado, também conhecido como bênção de libertação, que pode ser feito por qualquer fiel, inclusive leigo, com o objetivo de libertar alguém de uma vexação diabólica.

O repórter indaga: “E por que a agressão?” A resposta é esclarecedora: “O gesto de se bater com um papel não constitui uma agressão à pessoa vexada, mas um ato simbólico de rejeição ao espírito maligno. Se realmente fosse uma agressão física, a vítima deveria declará-la, o que não aconteceu. Quanto aos votos, apenas constituem um sinal sensível para o demônio manifestar a libertação da vítima; é algo comum em circunstâncias análogas.”

Compartilhe:

Você talvez goste também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *