Os Arautos do Evangelho procuram levar a Boa-Nova do Evangelho a todos os lugares. Ali onde são convidados a agir, em coordenação com as diretrizes pastorais de cada diocese, os Sacerdotes Arautos procuram trazer palavras de alegria, confiança e sustentação aos católicos e a todos os homens e mulheres de boa vontade. Com a finalidade de levar esta mensagem ainda mais longe, o programa “Palavra para nossos dias” procura oferecer uma visão sintética dos pontos essenciais da liturgia de cada domingo.
No vídeo que oferecemos a seguir, foram compilados trechos de algumas das homilias proferidas no domingo 15 de dezembro de 2019:
- Pe. Anderson Fernandes Pereira – Sede dos Arautos, em Brasília (DF)
- Pe. Carlos Magno Defanti – Oratório Nossa Senhora de Fátima, em Nova Friburgo (RJ)
- Pe. Eduardo Zacarias de Paula – Sede dos Arautos, em Fortaleza (CE)
- Pe. Felipe Ramos – Capela Nossa Senhora do Pilar, em Ubatuba (SP)
- Pe. Hélio Rodrigues – Capela São Paulo, em Campos dos Goytacazes (RJ)
- Pe. Íñigo Abbad Luengo – Sede dos Arautos, em Maringá (PR)
- Pe. Luiz Francisco Beccari – Capela São Francisco, em Caieiras (SP)
- Pe. Maurício de Oliveira Sucena – Sede dos Arautos, em Cuiabá (MT)
- Pe. Max Adriano Ribeiro – Sede dos Arautos, em Campo Grande (MS)
- Pe. Mário Beccar Varela – Sede dos Arautos, em Recife (PE)
- Pe. Ricardo José Basso – Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Cotia (SP)
Resumo
Deus nunca deixa de guiar o seu Povo, e o meio utilizado por Ele para isso é enviando seus eleitos, os profetas. Ora, a missão do profeta é abrir os olhos dos cegos e descerrar os ouvidos dos surdos, apontando o caminho de Deus.
A maior pregação do profeta é sua própria vida, suas obras, por mais que ele contradiga as máximas do mundo. Por isso, uma de suas principais características é o sofrimento e a firmeza mediante as quais ele se opõe ao populismo e à ambigüidade.
Ora, Deus nunca abandona seu povo, e portanto a verdadeira Igreja de Jesus Cristo sempre será conduzida por Ele. A Igreja é o farol da humanidade, e quem não anda na sua luz se encontra nas trevas. Portanto, tem de haver, também hoje, profetas para nos guiar. Onde estão eles? Trata-se de abrir os olhos e procurá-los.
Com efeito, não há maior alegria nessa terra do que encontrar o verdadeiro caminho de Deus, ter os olhos abertos, ter os ouvidos descerrados. Por outro lado, não há maior tristeza do que – tendo visto e ouvido a Verdade – querer continuar cego e surdo.
Quantos cegos há neste mundo! E invejosos daqueles que veem e ouvem!
“Jerusalém, Jerusalém, tu que matas os profetas…”
Salve Maria! A união e a verdade reina nos corações dos Padres Arautos do Evangelho.As palavras e os ensinamentos estão em constante harmonia pois ouvem a voz do profeta e a põe prática.Muito obrigada por manter nos ouvidos e nossos olhos abertos.