Documentos

Decreto de Comissariamento dos Arautos do EvangelhoNem um minuto para ler

Os Arautos do Evangelho foram notificados, em reunião com o Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, de um Decreto emanado da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. As disposições deste Decreto estão sendo objeto de controvérsia, e por isto julgamos conveniente apresentar ao público a íntegra do texto oficial.

Decreto_de_Comissariamento_pag1.jpg
Decreto de Comissariamento, página 1
Decreto_de_Comissariamento_pag2.jpg
Decreto de Comissariamento, página 2
Decreto_de_Comissariamento_pag3.jpg
Decreto de Comissariamento, página 3

 

Compartilhe:

Você talvez goste também...

8 comentários

  1. Luiz PG disse:

    Como que fazemos para cobrar essa resposta??? E como que o documento vazou antes mesmo de ser entregue para os Arautos??? Qual a autoridade do Vaticano que devemos notificar esse vazamento??? #AmoosArautos e vamos defender a verdade.

  2. Gabriel Marques disse:

    Curioso…
    Decreto editado justamente no dia de São Mateus, um ex-publicano, cobrador de impo$to$…

  3. Bouclier disse:

    Nenhuma palavra de afeto, nenhum giro lingüístico, de ainda que formal, de respeito a miles de jovens que dedicaram sua vida pela Igreja. Tem o tom glacial de alguem que tem um odio e desejo de esmagar. Pois bem, Braz 51, vamos ver se Satanas cumpre seu desejo em comun. No entanto, fique com seus idolos e nos seguimos com nossas adoracoes eucaristicas: preciso- lhe dizer que vitoria sera de Nosso Deus?

  4. Luis Plinio E. Torres Portugal disse:

    #AmoOsArautos

  5. Maria Lucilia Seraidarian disse:

    Nosso Senhor Jesus Cristo foi perseguido e condenado pelas autoridades religiosas e civis de Seu tempo, e o caminho dos que seguem a Cristo é esse. Ao longo da História inúmeros santos sofreram o mesmo tipo de perseguição, só para citar um caso, São João da Cruz quando foi preso e torturado pela inquisição…
    #AmoOsArautos

  6. Non SENSE disse:

    Ó Valdeci, explicação!?
    Rapaz, vc não percebeu que estamos num regime de ditadura e que as pessoas são condenadas antes de ser julgadas?
    Esse é o sistema, entendeu? Tão pouco ligando pra leis, direito, procedimentos, normas…
    Imagine o Stalin na Congregação dos religiosos, é isso, não tem mais nada q explicar.

  7. Valdeci Junior disse:

    Podem me explicar esse protocolo do Decreto? Como assim, 2014??????
    Será que entendi bem?!

    1. José Machado disse:

      Infelizmente, sim, Valdeci. É uma das tantas e muitíssimas irregularidades que chamam a atenção no processo do qual os Arautos estão sendo vítimas. Como assim? É simples, já lhe explico. O número de protocolo 54189/2014 se refere ao processo que o Vaticano, na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, abriu contra os Arautos. Este processo somente veio à tona com a Visita Apostólica, em 2017, e continuou com a tentativa de Comissariado, em 2019; como ambos Decretos (da Visita Apostólica, e do Comissariado) fazem parte do mesmo processo, é normal terem o mesmo número de protocolo. Houve irregularidades também na transição entre as fases do processo, como em todo o resto, mas não é isto que interessa para responder à sua pergunta. O que sim interessa, e muito, é que o processo foi iniciado em 2014, portanto três anos – sim, três aninhos! – antes da Visita Apostólica ser declarada. Até aí, nada, absolutamente nada, foi comunicado aos Arautos. Mais ainda, a notícia da Visita Apostólica lhes chegou pela imprensa. Aliás, você consegue acreditar que, desde 2014 até hoje, os Arautos nunca, mas NUNCA, foram chamados a Roma para conversar, explicar, dialogar? Ou seja, são anos de ausência total de diálogo, de informações, de caridade cristã básica, numa seguidilha de atropelos incompreensíveis na “era da misericórdia”. Na realidade, só agora está começando a ficar claro que o Comissariado aos Arautos fora encomendado de longa data, e já estava “decretado” muito antes de qualquer Visita ou investigação. Eles são odiados, e por isso precisam acabar. Ponto. Só não compreendo porque os Arautos não reagiram antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *