Atualidade

Primeira resposta dos Arautos a “Vida Nueva” – 2 de 26 minutos para ler

No dia 21 de outubro de 2019, a revista Vida Nueva, da Espanha, publicou uma matéria intitulada “Heraldos del Evangelio: examen vaticano a fondo”, dedicando numerosas páginas ao tema, e publicou também o artigo que os Arautos do Evangelho tinham enviado em resposta às perguntas, muito genéricas, enviadas previamente pela revista.

Segue, a continuação, a Parte II deste primeiro artigo dos Arautos. Compreenda todo o contexto da matéria lendo a introdução à Parte I, publicado anteriormente.


Continuação: Os Arautos do Evangelho se defendem depois da intervenção vaticana: “Não há abusos”

Desvios eclesiológicos com falta de aceitação do Romano Pontífice

É bastante genérico o tema. Haveria que se perguntar que desvios eclesiológicos são esses e a que se referem. Em todo caso, São João Paulo II aprovou os Arautos do Evangelho em 2001. Bento XVI não só aprovou definitivamente os estatutos dos Arautos do Evangelho, como concedeu a Aprovação Pontifícia às duas Sociedades de Vida Apostólica e em seu livro entrevista Luz do Mundo fala com estima dos Arautos do Evangelho. O Papa Francisco em várias ocasiões teve contato com Arautos do Evangelho em Moçambique em sua recente viagem àquelas terras. Todos os dias nas casas dos Arautos ao término da Adoração ao Santíssimo Sacramento se reza nas intenções do Romano Pontífice. Em várias Nunciaturas há Arautos do Evangelho que trabalham a serviço da Santa Sé.

E nas Dioceses em que atuamos há uma Comunhão afetiva e efetiva com os Pastores, trabalhando em diversas áreas. Disso há inúmeros depoimentos escritos de Cardeais, Arcebispos, Bispos, sacerdotes e religiosos.

A Agência de Notícias Gaudium Press, promovida pelos Arautos do Evangelho, difunde todos os dias notícias a respeito da vida da Igreja e das atividades do Papa Francisco.

E o que é óbvio, se não aceitassem o Papa, não teriam aceitado a Visita Apostólica em o Comissário nomeado recentemente. Pelo contrário, foram eles acolhidos com toda normalidade e em espírito de Comunhão Eclesial.

Práticas de exorcismos sem autorização

Este tema foi amplamente tratado na resposta que os Arautos deram às oito perguntas de conclusão da visita apostólica. Resumindo diremos que a respeito dos vídeos publicados na Internet por antigos membros descontentes dos Arautos, se informou tratar-se de gravações audiovisuais de reuniões do clero e orações de libertação. Sobre os vídeos de presumidos exorcismos realizados por Mons. João e por sacerdotes Arautos, se criou uma Comissão Interdisciplinar de Investigação, composta por canonistas, teólogos, médicos, psiquiatras e outros especialistas para esclarecer os fatos. No estudo se esclarece que os chamados exorcismos  realizados pelos Arautos são na realidade orações de cura e libertação, também chamados exorcismos privados e extraordinários (virtute charismatis), para os quais não há impedimento ou regulamentação canônico-litúrgica, já que o cânon 1172 se refere a exorcismos solenes ou maiores, realizados em nome da Igreja por um presbítero com licença do Ordinário local.

Esses exorcismos privados não têm caráter sacramental. Sobre este e outros temas relacionados, na resposta aos Visitadores foram apresentados documentos com a opinião de teólogos, canonistas, exorcistas e numerosos antecedentes históricos da tradição eclesial.

O parecer canônico do Vigário Judicial da Diocese de Bragança Paulista (lugar onde se realizaram essas orações) confirmou com clareza que essas orações de libertação ou exorcismos privados, por suas características, não estão sujeitos à regulamentação do cânon citado. Os Arautos do Evangelho estão de acordo com esse documento, inclusive com respeito à prudência recomendada pelo bispo diocesano de Bragança Paulista, quando recebeu as explicações pertinentes.

Deficiências na formação acadêmica oferecida em suas escolas

A respeito da formação acadêmica basta dar alguns dados que explicam bem como ela se desenvolve. Os Colégios no Brasil, Colômbia e outros lugares têm o seu plano de estudos conforme o programa do respectivo Ministério da Educação. No Brasil existe o Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista – IFAT que tem convênios com diversas universidades. É interessante assinalar as Universidades nas quais integrantes dos Arautos do Evangelho têm obtido Licenciaturas e Doutorados: Pontificia Università Gregoriana; Pontificia Università San Tommaso – Angelicum; Pontificia Università Lateranense; Pontificia Università Salesiana; Pontificia Universidad de Salamanca; Universidade do Minho (Braga, Portugal); Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal); Universidad Pontifícia Bolivariana (Medellín); Universidad Católica de Colombia (Bogotá); Universidad Metropolitana de Asunción (Paraguai); Facultad de Teología Pontifícia y Civil de Lima (Peru); Centro Universitário São Camilo (São Paulo).

Atualmente há: 52 Doutores (10 em Direito Canônico); 24 em Teologia Dogmática/Bíblica/Moral/Espiritual/Fundamental; 17 em Filosofia; 1 em Bioética; 65 Licenciados (8 em Direito Canônico; 35 em Teologia; 15 em Filosofia; 6 em Pedagogia; 1 em Psicologia); 341 bacharéis (título civil) em Teologia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro de São Paulo. Ademais de 45 em pós-graduação em Teologia Tomista pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro.

Abusos sexuais

Com o favor de Deus, podemos afirmar que não há abusos sexuais. As acusações que ultimamente surgiram no Brasil não apresentam provas que as corroborem. E lamentamos declarações que não são conformes com a verdade dos fatos. Os Arautos do Evangelho moveram vários processos judiciais contra os caluniadores da entidade, e se reservam o direito de continuar a fazê-lo.

Ameaça de desgraças para os que pretendem abandonar a instituição

A liberdade dos Filhos de Deus leva a entrar ou a sair de uma instituição, associação ou carisma. É um direito. Quando alguém sai dos Arautos do Evangelho conta sempre com o afeto e as orações de seus antigos companheiros de ideal. Inúmeros são os casos de pessoas que abandonaram a instituição e sempre se mantêm a ela ligadas, como cooperadoras, como amigas ou como doadoras.  Sempre contam com o apoio e o desejo dos demais para que, em cumprimento dos mandamentos, encontrem a perfeição cristã e a salvação eterna. Pode ser repetitivo, mas há muitas declarações de ex-membros que atestam isso.

A respeito deste ponto como de outros que circulam em relação aos Arautos do Evangelho devemos recordar a frase do célebre autor romano Terencio (século II aC): “Fallacia alia aliam trudit” – uma mentira gera outras mentiras.

Esperamos que a atuação do Emmo. Cardeal D. Raymundo Damasceno Assis e seus auxiliares, que como bem recordam algumas agências de notícias não seja uma sanção, mas uma ajuda, sirva para esclarecer todo o que for necessário esclarecer, e dê aos Arautos do Evangelho novas forças para continuar toda a sua atividade evangelizadora, a serviço do Santo Padre e da Igreja em geral, colocando sempre nas mãos da Santíssima Virgem Maria a “doce e confortadora alegria de evangelizar”.

Compartilhe:

Você talvez goste também...

5 comentários

  1. Felipe disse:

    Neste tópico: Desvios eclesiológicos com falta de aceitação do Romano Pontífice
    é necessário corrigir o ultimo paragrafo: […] aceitado a Visita Apostólica NEM o Comissário nomeado

  2. Roland Barreto disse:

    Morei na casa dos Arautos do Evangelho e nunca vi nada de errado. Nunca!
    Em relação ao Colégio dos Arautos, posso dizer que é excelente. Tenho dois filhos que passaram pela formação e ensino do Colégio dos Arautos.
    Qualquer autoridade eclesiástica que apontar erros, que não existe, nos Arautos do Evangelho, é cúmplice do mal!

  3. Kaique de Oliveira disse:

    Perfeita refutação. Contra fatos não há argumentos.
    Talvez mudar o layout inicial das fotos pois está dando muito bug para abrir. Deixá-las com fácil acesso para quem entra no site pela primeira vez….

    1. Arautos Véritas disse:

      Kaique, Salve Maria!
      Poderia explicar melhor o problema que está experimentando? Que bug encontrou? Que navegador (e versão) utiliza?
      Nos computadores que utilizamos, parece estar funcionando bem. Fornecendo mais detalhes, teremos mais elementos para a solução.
      Desde já, muito obrigado! Fique com Deus!

      1. Felipe disse:

        Algo a se corrigir é: ao invés de só o titulo servir de link, a foto inteira ser o link para noticia.
        Talvez seja esta a dificuldade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *