Refutações

Carta Capital – 6 de 9: qual a posição dos Arautos em relação a D. Raymundo Damasceno?2 minutos para ler

Em 10 de outubro de 2019, os Arautos do Evangelho foram procurados pela revista Carta Capital e, por 45 minutos, responderam a algumas questões trazidas pela repórter Thais Reis Oliveira. A entrevista foi realizada na Casa Mãe dos Arautos do Evangelho e contou com a participação do Pe. Alex Barbosa de Brito, membro da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e assistente espiritual dos Arautos do Evangelho.

A repórter da Carta Capital perguntou sobre o posicionamento da instituição frente à nomeação do cardeal D. Raymundo Damasceno como interventor dos Arautos.

Assista à resposta no vídeo abaixo:

 

Resumo

O Pe. Alex explica que houve uma Visita Apostólica, determinada pela Santa Sé em 2017 e 2018, que visitou todas as casas dos Arautos e entrevistou quase todos os membros e muitos ex-membros. Os Visitadores, após um ano e meio de trabalho, aproximadamente, reuniram os superiores das três instituições, relembra o sacerdote:

“Disseram que não encontraram nada que desabonasse a instituição do ponto de vista moral ou econômico. Doutrina moral, a parte civil, tudo em perfeita ordem.”

Eles concluíram a Visita com oito perguntas, respondidas pela Associação num volume de 570 páginas, com mais de 70 anexos. A resposta foi entregue tanto aos Visitadores quanto à Santa Sé. Depois disso, foi decretado o Comissariado.

Enfatizou o Pe. Alex de Brito:

“A Associação tanto aceitou a Visita e abriu as portas, porque não tinha o que temer, como aceitou também o Comissariado. Porque o Comissariado na Igreja é um veículo de comunhão […] entre a Instituição e a Santa Sé”.

O próprio decreto promulgado pelo Vaticano diz que não é uma punição, ressalta o Pe. Alex, mas sim “um gesto de comunhão”. E isso fará a instituição aproximar-se mais ainda de seu caminho de perfeição.

Acrescentou ainda que o decreto trata de carências e não de delitos ou irregularidades. Ora, todo ser humano é carente em algo:

“Então, neste sentido, acolhemos [o Comissariado] com inteira tranquilidade, com transparência, com espírito de comunhão, porque temos a certeza de que isso vai ser ocasião para certificar ainda mais a comunhão da instituição com a Santa Sé, [a qual] foi ininterrupta desde que ela foi fundada”.

Compartilhe:

Você talvez goste também...

4 comentários

  1. agnaldo emboava disse:

    A Santa Sé , através de D. Raimundo Damasceno , como ele mesmo disse ,veio servir aos Arautos , se o próprio comissário disse isso , não temos que duvidar dele. Parabéns a Mons. João Clá Dias pela formação que deu e ainda dá aos padres ARAUTOS . #AmoOsArautos

  2. Luiz PG disse:

    #Amoosarautos

  3. Postura muy equilibrada, sapiencial y respetuosa. Nota 10

  4. Nada mais convincente que a clareza, a objetividade e a honestidade, que eu poderia dizer, serem alguns dos atributos diretos da VERDADE. Curiosa é a ânsia com que nossos adversários demonstram por captar algum erro, incongruência ou disfarce para que gritem dos seus antros para seus apaniguados… A ânsia é uma ‘Perturbação de espírito causada pela incerteza, ou pelo receio’ de não alcançar o que se pretende. Até o presente momento já percebemos bem o que eles pretendem… e quem os ajuda e estimula nessa pretensão. Vade retro, satanas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *